Iª SEMANA INTERNACIONAL DA PAZ

OURENSE – Do 16 ao 24 de Setembro 2016

 

 

 

 

Organiza:                                                                                      Colabora:

igesip                        logo-concello-ourense

Lema:

“mudar nossas consciências, mudar nossas vidas.”

FISOLOFIA

A semana Internacional da paz, pretende reunir, em diversos foros: pessoas, entidades, organismos e organizações, que desde diversas óticas podam confluir a um diálogo mais aberto, que tenda a estabelecer pontes de união entre distintas visões, perspetivas e sensibilidades; que pudendo aparentar diferentes, devem e podem encontrar um nexo comum de união, que lhes permita avançar em favor duma sociedade de paz e colaboração.

Acreditamos que a uma nova sociedade de paz, passa necessariamente por essa reconciliação de supostos opostos: masculino – feminino, direita – esquerda, religião – ateísmo, ciência – espiritualidade…

Para isso o IGESIP, tem desenhado um percurso que denomina simbolicamente de “Tríplice Caminho” ou “Tripla senda”. Consistente em três trabalhos intimamente ligados, não separados e que devem ser transitados em conjunto.

1.- Pacificação interior do indivíduo, através do desenvolvimento dum trabalho ético, que lhe permita modificar suas atitudes egocêntricas; assim como controlar suas emoções, paixões e desejos mais daninhos e autodestrutivos… Conseguido afinal poder projetar na sociedade relacionamentos verdadeiros da amizade; melhorando relações laborais, vizinhais, familiares…

2.- Pacificação Social – Ambiental. Desenvolvimento duma filosofia de aprendizagem e observação da rede natural que nos rodeia; suas interconexões e mutuas dependências, para transladar a uma sociedade mais desperta a necessidade de viver em harmonia com o nosso meio ambiente. Fomentar todo tipo de politicas de inclusão, promoção e educação encaminhadas a formar uma sociedade presente e futura, com cada individuo poda desenvolver suas potencialidades, cobrir suas necessidades e respeitar – ajudar, aos seus semelhantes na sua correta evolução, tanto física, psicológica, mental e ética.

3.- Pacificação cultural e unidade das culturas dentro da diversidade.

Enraizamento na própria cultura, abertura e dialogo permanente, em pé de igualdade com outras culturas, para fomentar o conhecimento mútuo, e obter uma melhor compreensão da essência comum que une todos os povos.

 

DIA 16  –  AUDITORIO

11,30 h Rolda de Imprensa

12,00 h Apresentação Vídeo I Semana Internacional da Paz.

Autora: Nuria Pauluchi

Apresentaçao da Exposição Pintura, Escultura, Fotografia e Gravado.

A Musa da Paz 2016 (aberta do dia 16 ate o 25 Setembro)

Comissaria: Ehlaba Carballo

Artistas participantes (28 artistas que tem cedido sua obra de maneira solidária):

Acisclo Manzano.  aleXandre.  Ana Costas . Antonio Souto.

Arantza Pardo.  Beatriz Ansede.  César Prada.  Ehlaba Carballo.

Fernando Barreira.  Irene Lumbreras.  Irene Silva.  Karballo.

Loreto Blanco.  L.Torres Pato. Moxom.  Otero.  Ramón Conde.

Ruth N. Lodeiro.  Sara Bello. Soledad Penalta.  Sula Repani.

Tareixa Taboada. Tatiana Lameiro. Tono Lorenzo. Tony Ferrer. 

Xosé Luis Otero.  Xosé Rivada.  Yolanda Carbajales.

 

Dia 19

Palestras – GALERIA SARGALDEOS

IDEIA – Caminhos de união e Confraternização

BLOCO A: Individuo – Sociedade: Relação Interior – Exterior.

 

18,00 h

Artur Alonso: “O caminho tríplice da Paz”

Presidente IGESIP

Ganhador do XVIII Prêmio de Poesia “Feliciano Rolán”, celebrado no ano 2004 na cidade galega da Guarda. Obteve uma Menção especial do Jurado, no XXVI Prémio Mundial de Poesia Nosside, celebrado no ano 2010.Desde 2008 é membro numerário da AGLP Academia Galega da Língua Portuguesa.
Em 2009 foi nomeado membro do Conselho Consultivo do Movimento Internacional Lusófono.

18,45 h

Koldo Aldai – “Ahimnsa, la paz profunda que arranca en nuestro interior”

Estudos de Historia e Geografia na Universidade de Deusto

Fundador do “Portal Dorado”.Co-criador “Foro Espiritual de Estella”

Criador da “Red Ibérica de Luz”.Co-criador da “Red Iberoamericana de Luz”

Escreve artigos em varios jornais e revistas.

 

DIA 20

TERMAS DE OUTARIZ

17,00 h IOGA TERMAL

MétodoWellness –Cristina Pérez Rodriguez

Fundadora e Diretora da  Associação Wellness. Formação em Hatha Ioga. Professora Ioga ULE (Universidade de León). Direção Centro Ioga Shira, junto a Francisco Martínez. Diploma Universitário em Conhecimentos Essenciais de Turismo de Saúde e Bem-estar, pela UCAM (Universidade Católica de Múrcia). Maestria em Reiki. Formação em Meditação na Escola Viyam Yoga, com Ulises Miranda.

Unidade Arte – Natureza – Ser Humano.

 

BLOCO B: Sociedade – Ecologismo.

 

Dia 21

Palestras na GALERIA SARGADELOS

18,00 h

Alexandre Brea: “Sobre Ciencia e Espiritualidade”

Visão confraternização Ciência e Espiritualidade. Desde uma reflexão sobre os múltiples pontos comúns entre conclusões científicas e diferentes pensamentos espirituais de todo o mundo.

 

Alexandre Brea: Santiago de Compostela 1994. Uma vez finalizado o bacharelato tomou-se um ano sabático que dedicou a viajar por Europa, a prender por conta própria e a escrever. Já com 18 anos começou o grão em Física na universidade de Santiago de Compostela que cursa na atualidade. Combina os estudos com outros interesses pessoais como a fotografia, a música, a leitura ou viajar. Nos últimos anos participou na obra poética Além do silencio e em numerosos recitais, assim como em obras coletivas que estão ainda em processo de ser publicadas.

18,45h.

Jose Antonio Lozano Garcia:  “Unidade Filosofia Oriental e Ocidental”

Caminhos de união cultural. Analise da essência comum que compartilham ambos mundos e, das diferencias que nascem, não da separação, senão da diversas formas de interpretação duma mesma realidade, feitas por coletividades e culturas diversas; cujas observações diferentes (mas não divergentes) enriquecem a mesma unidade

 

Jose Antonio Lozano Garcia.- Professor de Filosofia no Ensino Secundário no IES Fraga do Eume e Chefe de Estudos. Prémio concurso nacional de poesia O Facho, 1988. PRÉMIO MANUEL MURGUÍA DE NARRAÇÃO BREVE 1993. Ensaio sobre a filosofia de José Marinho. Ética, paideia e anagogia: algumas questões essenciais sobre a iniciação filosófica, apresentado no Colóquio Comemorativo do Centenário do Nascimento.

 

 

 

BLOCO C: Enraizamento – Multiculturalismo: Essência Cultural

DIA 24

Palestras na GALERIA SARGADELOS

Caminhos de apaziguamento interor-exterior

11,00 H. Conquistando a Paz:

Dra. Sueli Simoes – “Conciliação: Emoções – Mente”

Médica pela Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo – Brasil) em 1979, especializou-se em ginecologia, obstetrícia e homeopatia.

Dedicou-se ao estudo, pesquisa, reflexão e vivência da Visão Holística e da Abordagem Transdisciplinar desde 1996 quando iniciou a Formação Holística de Base da UNIPAZ.

Passou a estudar, praticar e ensinar diferentes abordagens em psicoterapia com principal foco na psicoterapia transpessoal, terapia regressiva, EMDR e Brainspotting.

Membro fundador Earth Association for Regression Therapy.

Estudou Kardecismo, Cultos Afro-brasileiros, Antroposofia, Filosofias e religiões Orientais, Teosofia, Xamanismo, Eubiose, entre outras áreas.

 

11,45 Rhicardo Ribeiro –Caminhos para a Sinarquia – Modelo Social de Paz e Realização Humana

  • A Importância do Trabalho em Rede
  • Os Novos Paradigmas da Educação

Rhicardo Ribeiro –  FORMADO EM ENGENHARIA MECÂNICA PELA UNIVERSIDADE DO PORTO EM 2011,

TRABALHA ACTUALMENTE NO SECTOR DA ENGENHARIA AERONÁUTICA, AEROESPACIAL EDEFESA;

  • FOI ANTES PROFESSOR TANTO NO ENSINO PÚBLICO, ENSINANDO DESENHO DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA E RESISTÊNCIA DE MATERIAIS, COMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EUBIOSE***, ONDE DESEMPENHA FUNÇÕES DE INSTRUTOR E CONFERENCISTA DESDE 2005;
  • NO ANO DE 2013 FOI NOMEADO COORDENADOR DE ENSINO E DIVULGAÇÃO DOS CURSOS DA SBE*** NO PORTO E EM 2015 TORNA-SE FUNDADOR E COORDENADOR DO PROJECTO “REDE EUROPEIA DE NÚCLEOS DE ESTUDOS EUBIÓTICOS”;
  • PARTICIPA COMO MEMBRO FUNDADOR DA “REDE PARA O DESENVOLVIMENTO DOS NOVOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO”, PROJECTO QUE SE INICIOU EM 2015;
  • AUTOR DE ARTIGOS, ESCRITOS POÉTICOS DIVERSOS, CANÇÕES E CONTOS ENTRE OS QUAIS SE DESTACAM AS PUBLICAÇÕES:
    • O PORTO EM POESIA
    • ANÁLISE OPERACIONAL DE ROTURAS E FERRAMENTAS DE ESTAMPAGEM PROGRESSIVA

 

 

DIA 24

LICEO OURENSANO

21,30  Círculo Poetico Ourense

Recitado e Música

Unidade Espirito – arte – criatividade.

Poetas –José Antonio Santos, Maria Gonzalez, Adrian Gonzalez, Carmen Ropero e Santos Martin.

Isabel Blanco, Alexandre Brea, José Antonio Lozano Garcia, Rosa Negra, Cruz Martinez, Alexandre Insua.

Cantautor –  Andrés Fernández Rodríguez…